Sabe aquele sentimento de saudade de bons momentos vividos? Assim tem sido os últimos dias por aqui. Depois de 10 dias vivenciando cada etapa do projeto os alunos e equipe pedagógica do CHB ainda têm lembranças de cada detalhe. Para que você fique por dentro de tudo que aconteceu neste artigo vamos explicar o objetivo, descrever as etapas do processo e divulgar a turma vencedora. Spoiler! DEU EMPATE TÉCNICO.
Então vamos lá...
O objetivo do “Projeto Carnaval” foi compartilhar com as crianças as origens, características e manifestações de uma das festas mais populares do país. Para isso, produzimos trabalhos de artes como pintura, desenho e recorte. Conscientizamos os alunos de que é preciso não confundir diversão com confusão e culminamos com a criação de paródias de marchinhas com o tema “semear”
CONCURSOS DE PARÓDIAS DE MARCHINHAS
Cada turma recebeu a missão de transformar marchinhas consagradas em paródias tendo como ponto principal o tema “semear”. Como sabemos as turmas têm sua própria identidade, ritmo e desenvoltura, prezamos por cada etapa do desenvolvimento. Uma das mais importantes foi levar aos alunos referências para que eles pudessem soltar a imaginação e... Criar. Realizamos pesquisas, escutamos as marchinhas originais e as interpretamos, coletamos dados e só então iniciamos a produção das paródias.
No quadro abaixo você confere a marchinha base de cada turma e na frente o resultado da paródia:
ANOMARCHINHAPARÓDIA 1º Ano
MAMÃE EU QUERO
“Mamãe eu quero, mamãe eu quero mamãe eu quero mamar...”
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero plantar
Uma sementinha, uma sementinha pra crescer e germinar.
Plante filhinho com o coração. Cuide do Pinheiro com dedicação. Regue a sementinha que você vai vê. Que uma linda árvore, dela vai nascer. 2º Ano
AURORA
“Se você fosse sincera Ô, ô, ô, ô, Aurora Veja só que bom que era Ô, ô, ô, ô, Aurora...”
Veja nossa cerejeira
Ô ô ô ô agora
Uma árvore tão bela
Ô ô ô ô agora Uma linda escola com pomar e muita flor Crianças educadas semeando o amor Regando as sementinhas nos dias de calor
Ô ô ô ô agora 3º Ano
A JARDINEIRA
“O jardineira por que estas tão triste, mas o que foi que te aconteceu...”
Ó Ipê Amarelo por que estás tão triste? Com suas flores o que aconteceu? Foi minha semente que caiu na terra, ninguém cuidou e não resistiu! Vem ó ipê... vem meu amor! Não fique triste que o terceiro ano chegou... e da sua sementinha ele cuidou! E ela brotou! 4º Ano“allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô mas que calor, ô ô ô ô ô ô”
allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô
mas que calor, ô ô ô ô ô ô
está muito quente aqui na nossa terra nossa semente quase que não pega!
viemos pra plantar
não vamos deixar nossa semente queimar
plantar, plantar, plantar, plantar, plantar...
joga água por favor
joga água pra crescer
allah-la- allah-la-vamos plantar
5º Ano“O abre alas Que eu quero passar O abre alas Que eu quero passar”
O abre alas
Que eu quero semear
O abre alas
Que eu quero semear
É o pau-Brasil que quero plantar
Sou quinto ano não posso negar.
CONCLUSÃO
Após os alunos terem mergulhado no universo do Carnaval chegou a hora mais aguardada. Durante o Baile à Fantasia do CHB realizado no dia 21/02/2020 cada turma teve a oportunidade de apresentar a paródia criada. Foi um momento de festejar com os coleguinhas e ouvir com atenção as marchinhas.
AFINAL, QUEM VENCEU O CONCURSO?
Sem dar notoriedade a ganhadores ou perdedores o resultado final do concurso foi anunciado com sutileza e festejado por todos. Para a alegria das crianças, o resultado deu empate entre o 1º e o 3º ano do Fundamental I.